Sustentabilidade

Antes de começar precisamos entender que o Brasil é um país que em sua maioria se veste como pode e não como escolhe. Entretanto, sabemos que o perfil do cliente dá Ópera Kids pode fazer essa escolha. É sobre isso que vamos falar hoje.

Pra começar: O que não é sustentabilidade? Apelo comercial. Não é bandeira de uma coleção (coleção verde, coleção eco). Sustentabilidade tem haver com estar do lado certo da história, uma busca constante em reduzir os impactos negativos em nosso meio. É uma escolha das empresas. Uma preocupação ambiental, que é o valor que as pessoas mais confundem, mas considera-se também o social, as pessoas.

Buscar a redução da emissão de CO2 mais e mais. O planeta caminha pra isso, ou não sobrará planeta. O CO2 em excesso na atmosfera e responsável pelo efeito estufa, que provoca várias tragédias ambientais. Os produtos da Ópera por exemplo, são idealizados e produzidos através de fibras cultivadas (como o algodão) ou feitas de celulose das árvores. 95% de nossas coleções são concebidas a partir desse princípio por alguns motivos:

Neutralização da emissão de CO2. Já que fazem fotossíntese em quanto crescem, retirando o gás da atmosfera, e liberam novamente quando são confeccionados. Se a escolha fosse baseada em combustível fóssil, como o poliéster por exemplo, nós estaríamos emitindo CO2 para conseguir o material, depois emitindo novamente para confeccioná-lo, sobrecarregando nossa atmosfera. Além de outros problemas que trataremos adiante.

Matéria prima biodegradável. Usamos artigos de qualidade para aguentar o máximo possível a quantidade de ciclos de uso. Mesmo assim quando o único meio possível é descarte, sabemos que com a destinação correta em compostas, assim como o lixo orgânico, em poucos meses as peças se decompõe. Fazendo um paralelo com o exemplo anterior do poliéster ele teria que ser incinerado, o que emitiria mais uma vez CO2, ou permaneceria no ambiente por 400 anos em média. É um lixo que ficaria por gerações.

Escolhemos artigos onde a velocidade de colheita e velocidade de reposição estão equilibradas, por isso uma fonte renovável. O contraponto, as fibras sintéticas, a taxa de extração é muito maior que a velocidade de regeneração.

Citando mais exemplos, nossas estampas são digitais, o que promove um menor descarte de tintas, resíduos e retalhos. Evitando também o uso de químicos que entraria em contato com a pele. Nossos jeans em quase sua totalidade feito a partir de fibras de liocel, que usa menos água, energia e corantes. Nossos aviamentos feitos a partir de fibras recicladas.

A escolha dos fornecedores da matéria prima são empresas nacionais.  Aliás, a produção da Ópera Kids é 100% feita no Brasil. Temos a premissa de gerar oportunidade e renda ao nosso povo, acompanhar todo processo e garantir uma remuneração justa aos elos da cadeia. Até na hora da venda pensamos em como estimular de forma positiva nossa marca. Você não encontra Ópera Kids em grandes redes, pois sabemos que muitas das lojas infantis do país são construídas por mãos de mães que não conseguem voltar ao mercado de trabalho, ou não desejam sacrificar a presença com os filhos e filhas nessa primeira infância. Desenvolvemos essas profissionais, flexibilizamos os modelos de compra, formas de pagamento e muito mais.

A Ópera tem suas batalhas muito bem escolhidas.